[Duelo de Ilustração #02] Qual imagem você mais gostou?
Imagem 1
Imagem 2

14 outubro 2011

Dicas para escolher seu computador.

No especial dessa sexta eu vou dar algumas dicas pra quem está com o desejo de inovar ou adquirir um novo computador.
Eu troco minha máquina ou melhoro ela?

Uma das primeiras dúvidas que as pessoas tem é se compram outra máquina ou se fazem um upgrade ( troca de algumas peças internas). Se o seu computador está dando mensagens de erro constantes e travamentos viraram costume, talvez o problema seja só no sistema operacional que no caso um reparo ou a formatação do computador resolveria. Mas se depois de instalamento de jogos e de outros aplicativos a máquina continuar dando erros e travando excessivamente pode ser que o equipamento não está dando mais conta de softwares atuais, pois hoje em dia quanto mais novo for um aplicativo mas ele exigirá de um hardware.

Nos casos de rápidos travamentos e ligeira lentidão a solução pode ser somente um upgrade que consiste em trocar algumas peças mais precisas como a placa de vídeo o processador e o tamanho da memória RAM. Vamos usar como exemplo o jogo Need For Speed World da Eletronic Arts, o básico para esse jogo funcionar é um processador Intel Core 2 Duo de 2,1 GHz, 2 GB de memória RAM e placa de vídeo NVIDIA 7600 GS com memória de 256 MB, no entanto o jogo teria um melhor funcionamento se ele possuísse uma placa de vídeo mais potente como a NVIDIA 9600 GT com 512 MB de memória. Se o seu caso é como o de cima que é de uma pessoa que quer mais rodar jogos mais potentes com gráficos melhores meu conselho é que troque apenas peças como a placa de vídeo e o processador ficando mais barato do que comprar uma nova máquina.


Quais componentes eu escolho?

Atualmente muitas lojas de informática estão adotando outro modelo de venda que é a montagem e logo depois a venda. Esse estilo de venda é mais agradável pois muitas vezes seu computador pode ter configurações que nem um outro computador pronto tenha. Mas na maioria das vezes o resultado final dá erros de compatibilidade mas que também possa ser consertado com a troca de peças ou colocando uma peça semelhante ou equivalente.

Processador

Resumindo o processador é o cérebro da máquina, e se a máquina vai realizar funções mais pesadas o cérebro precisa ser mais potente. A escolha de um processador depende do seu tipo de uso, por exemplo se você irá usar o computador para jogos leves, programas de escritório, execução de vídeo e audio e acesso a internet é recomendado que você compre processadores com menor custo que não vão ter um desempenho excelente. Mas por outro lado se você é que nem eu que quer jogar jogos com gráficos pesados em 3D eu aconselho processadores mais poderosos como as linhas Core 2 Duo, Core i3, Core i5 ou Core i7 da Intel, ou Phenom II, Phenom X3 ou Phenom X4 da AMD. Esses processadores são mais caros dos que citados anteriormente mas são mais rápidos, mas mesmo independente da seu gosto é bom se informar de suas características para fazer uma boa escolha.

Placa-Mãe

A placa mãe é uma das principais peças que você deve ter cuidado na hora de escolher a sua pois ela é a que liga todos as outras peças do computador. Primeiramente você deve olhar o socket da placa mãe  e compara-lo com os pinos (tipo perninhas) do processador, mesmo sendo da mesma família na maioria das vezes o processador é a placa-mãe não se conectam. Por exemplo, se a placa mãe possua socket AM2 o processador deve ter esse tipo de entrada ou algum adaptador para ela. Outro recurso que deve ser olhado na placa mãe é a disposição de entradas USB, entradas de cabos de rede, e entradas de áudio, vídeo   e se for do seu gosto a de microfone também. 

Memória RAM


A memória RAM tem relação mais ao seu tamanho. Computadores que usaram sistemas operacionais como o Windows 7 ou as versões recentes do Linux devem ter a memória RAM de minimo 1 GB, para aplicações e jogos mais pesados no minimo de 2 GB, o conselho é quanto mais rápido o processador, maior a memória. Quanto ao tipo de memória escolha sempre os padrões comuns se procurar padrões mais recentes você deverá consequentemente alterar placa-mãe e também o processador e o preço de todos aumentará.

Disco rígido.


O disco rígido é o lugar onde todos os dados da máquina serão armazenados, atualmente existem discos rígidos ou HDS de mais de 1 TB ( 1000 GB). Além do tamanho do HD deve se olhar o RPM do HD que significa rotações por minuto que é indicada dependente da interface do HD que pode ser IDE que trabalha com rotações entre 5.400 e 7.200 RPM ( recomendável) existe também a interface SATA que também trabalha com esse valor mas que pode variar um pouco mais, essa interface também é usada mais em notebooks pois economiza mais energia.E por ultimo a interface SCSI que é a mais potente atualmente mas também cara que tem entre 10.000 e 15.000 RPM. Quanto mais RPM mais rápido o processador irá processar os arquivos armazenados no HD. E você também deve olhar qual interface a placa-mãe suporta pois pode ocorrer erro de compatibilidade.

Driver de CD/DVD ou blu-ray

O funcionamento de uma máquina não necessita desses drivers, mas é meio impossível se imaginar usando uma máquina sem tal praticidade. Você pode comprar de qualquer tipo veja os modelos:
 CD-ROM - serve apenas para ler CDs;

CD-RW (gravador) - serve para ler e gravar CDs e CD-RW;
CD-RW + DVD-R (combo) - serve como leitor de CD-ROM e de DVD, além de gravador de CDs; DVD-RW (gravador) - esse drive é um dos mais completos, pois lê e gravas CDs, assim como lê e grava DVDs.
Hoje em dia o Blu-ray está começando a sua entrada no mercado das máquinas mas não é recomendável por enquanto ter um drive de blu-ray pelos preços dos discos serem altíssimos tanto quanto a do próprio driver.

Monitores de vídeo

Os principais tipos de monitores atualmente são os de LED ou LCD. Eu recomendo um monitor de no menino 19 polegadas widescreen de LCD para quem não quer investir muito no seu monitor e ter uma boa qualidade de imagem. Eu possuo um monitor de LED de 22 polegadas mas mesmo assim para algumas pessoas da minha casa acham esse tamanho muito desconfortável mas a qualidade de vídeo é classificada como perfeita. Um dos problemas do LED e do LCD é a higiene que deve ser impecável com eles pois se algum tipo de produto que não é recomendado para o cristal liquido for adicionado a qualidade de imagem pode ser comprometida.

Placa de vídeo


Um dos principais causadores de problemas na hora de comprar equipamentos para o seu computador. Ela é responsável por exibir qualquer tipo de imagem na tela do seu computador e o problema é que existem tantos modelos diferentes que é difícil escolher. As placas de vídeo possuem uma memória RAM própria e essa memória costuma ser grande principalmente quando as placas são destinadas para jogos em 3D, mas placas com muita memória  acaba sendo não recomendada para algumas pessoas pois ela tem mais ou menos o mesmo preço de um computador de baixo custo sendo recomendá da para pessoas que querem rodar jogos com incríveis gráficos. Como quase todos os componentes, a placa de vídeo deve ser verificada para ter certeza se sua entrada é compatível com a da placa-mãe. E logo depois verifique o chip gráfico da placa e então pesquise com profissionais ou mesmo na internet para saber suas principais vantagens e desvantagens. Os principais chips gráficos procurados são das empresas NVDIA ou AMD. Avalie como você usará seu computador e então sim procure a placa de vídeo que mais se adapta ao seu uso (jogos e aplicativos pesados ou programas de escritório e jogos simples. 



2 comentários:

@pecesiqueira disse...

Pow se for pra copiar do InfoWester, dá uma modificada, pega outras imagens, ficou altamente cara de pau isso ai. http://www.infowester.com/dicascomprapc.php

Luiz Fernando Andrade disse...

Me desculpe amigo, assumo 100% que peguei as informações desse site, mas não foi nada copiado. As informações foram pegas e foram criadas no meu contexto, enquanto as imagens eu também assumo que as peguei desse site, mas o blog autoriza completamente (http://www.infowester.com/usoartigos.php) o uso dos artigos para blogs e etc. O conteúdo ficou diferente (mas com o mesmo assunto), as imagens ficaram iguais não desrespeitando nem uma regra, se você acha que isso foi uma tremenda cara de pau basta você julgar ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...