[Duelo de Ilustração #02] Qual imagem você mais gostou?
Imagem 1
Imagem 2

08 janeiro 2012

Gênios do Rock Nacional #2: Raul Seixas


Esse sim é um dos únicos músicos no Brasil que pode ser chamado de um Gênio da Música por simplesmente trazer uma grande inspiração para outros cantores de rock nacional até hoje, quando discutirmos sobre o Rock Nacional, será muito dificil não se lembrar dessa figura aqui, Pois ele é um dos pioneiros do Rock Nacional.
  Raul Seixas fez um rock nacional de um modo totalmente diferente, Raul era da época em que existia uma grande “Richa” entre a Bossa Nova (estilo de música Brasileiro que tem como base grandes cantores como Chico Buarque e Caetano Veloso) e o Rock ‘n Roll dos países afora,. E era nessa época que o Elvis Presley se revelou como o rei do Rock ‘n Roll e virou febre pelo mundo inteiro.


Influências Musicais:



  As músicas compostas pelo Raul Seixas tinham uma mistura de um ritmo musical Brasileiro e instrumentos utilizados na Bossa Nova como o baião, Xaxado e a música brega, Mas ele teve uma influência muito grande do rock por idolatrar grandes astros internacionais como Jimi Hendrix e Elvis Presley, Raul era tão fã de Elvis Presley que fundou um fã clube para o Rei do Rock em Salvador.


Carreira Musical:


  Raul Seixas nasceu em Salvador no dia 28 de junho de 1945, onde viveu a sua infância e juventude, e quando ele já era adulto, Foi para o Rio de Janeiro para tentar fazer sucesso com o “Raulzito e os Panteras”, mas acabou não chamando a atenção do público carioca na época. Desapontado, Raul Seixas acabou voltando para a Bahia por onde ficava o dia inteiro trancado no seu quarto estudando Filosofia. Até que um dia ele acaba fazendo amizade com o Diretor da CBS discos e é assim que ele da uma nova oportunidade para o Raul, desta vez Raul seria produtor de discos da CBS no Rio de Janeiro, por onde viveu de anonimato por muito tempo, até que em 1973 ele se apresentou no Festival Internacional da Canção e garantiu um enorme sucesso com as músicas “Let Me Sing My Rock ‘N Roll” e “Eu sou eu e Nicuri é o diabo”.


Principal Parceria:


  Algo muito importante na carreira de Raul Seixas foi a parceria com o jornalista antigamente e atualmente escritor de grandes obras reconhecidas mundialmente, O Paulo Coelho. Juntos essa dupla eram totalmente imbatíveis; Metamorfose Ambulante, Mosca na Sopa, Al Capone e principalmente a Sociedade Alternativa traziam um grande sucesso  do público.


A Sociedade Alternativa:

  A Sociedade Alternativa ao mesmo tempo em que levantou um enorme sucesso acabou trazendo problemas para a dupla musical em 1974 por causa da Ditadura, Os dois acabaram sendo torturados e depois exilados para os Estados Unidos (Onde segundo oque o Raul Seixas disse para os jornais Brasileiros que teria conhecido o John Lennon). O álbum “Gita” Do Raul Seixas foi o seu maior sucesso, rendeu um disco de ouro por vender 600.000 cópias, e foi este sucesso que fez com que Raul Seixas e Paulo Coelho voltem para o Brasil.
  A Sociedade Alternativa tinha os principios básicos de um Bruxo Inglês que que era "Faz oque tu queres pois é tudo da lei", e por conta disso acabou mexendo com a ditadura por achar que essa música era uma oposição contra o governo.






Dificuldades vem aparecendo:

  Após 10 anos de grande sucesso, as dificuldades vêm aparecendo para o seu lado, a parceria com o Paulo Coelho é desfeita e ele definitivamente mergulha nas drogas e o seu alcoolismo faz com que ele perca 1/3 do pâncreas, a partir de 1980 a sua carreira não foi mais a mesma. O corpo de Raul Saixas foi encontrado morto em seu apartamento em São Paulo no dia 21 de agosto de 1989 devido ao seu consumo excessivo de álcool e a sua diabete que contribuiu para uma pancreatite aguda fulminante.


Sucesso póstumo:

  Mesmo 20 anos depois da sua morte, Raul Seixas ganhou um disco de ouro póstumo entregue para a sua família por vender 150.000 cópias o álbum A Panela do Diabo. Mesmo depois da sua morte, ele ainda fez muito sucesso entre o público, Ele fazia tanto sucesso que o público fazia homenagem na TV e as bandas que se inspiram nele até hoje vivem fazendo muitas homenagens, Uma das homenagens para Raul Seixas em 2012 é o documentário que fala todas as trajetórias do cantor e quem sabe algo que os fãs de Raul Seixas nunca viram na vida, O documentário entrará em cartazes no cinema no dia 27 de Janeiro de 2012, Eu irei assistir esse filme e depois elaborar um post muito bom aqui no blog sobre ele e também dar uma complementada e entrar mais afundo neste assunto.


Considerações Finais:

  Como de costume nos posts que eu faço, irei deixar um vídeo aqui de uma música que eu acho a melhor de Raul Seixas, Mas não se esqueça de deixar seu comentário aqui para que eu possa saber oque os leitores estão achando deste post e algo a mais que elas querem dizer sobre o cantor, uma sugestão de vocês ou crítica seria algo fenomenal e de grande ajuda para a contribuição do blog.



2 comentários:

Anônimo disse...

Honestamente, gostei do seu post, não apenas por ser fã confessa de Raul, mas pelo fato do reconhecimento a este homem e seus talentos. Eu conheci as obras de Raul através da minha mãe, e depois de ouvir suas músicas, conclui que de fato, Raul não foi apenas um músico, um cantor... Raul foi principalmente um filósofo, um teólogo e também um político talentoso. É pena que não se dê valor a pessoas como ele, na sociedade em que vivemos. Mas, quero lembrar que, Raul não apenas foi... Ele ainda é, e continuará sendo este homem absurdamente incrível que conhecemos. Brunna, 20.

mau disse...

sgoto d raul

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...