A uma semana vivenciamos um caso onde foi o estopim para uma guerra cibernética, falo sobre a retirada do MegaUpload pelo FBI. O FBI havia declarado que o motivo foi a pirataria e uma possível lavagem de dinheiro, o que de fato seria sensato de observar, mas poucos
engoliram essa historia.
Especula-se que o real motivo da queda do MegaUpload fora na verdade um de seus novos projetos, batizado de MegaBox. Esse seria como uma loja de musica onde artistas pudessem vender suas musicas diretamente ao cliente, e obtendo um alto lucro de até 90%, direto para o artista. Competindo diretamente contra grandes industrias musicais e empresas gigantes como a Apple e a própria "Skynet" Google.
A teoria vem de uma declaração do Kim “Dotcom” Schmitz, o dono do MegaUpload, para o TorrentFreak em Dezembro do ano passado:
“O Universal Music Group sabe que nós vamos competir com eles através de nossa nova empreitada chamada Megabox.com, que em breve vai permitir aos artistas a venda direta aos consumidores, enquanto mantém 90% do lucro.”
“Nós temos uma solução chamada a Megakey (Megachave), que irá permitir aos artistas a receber lucro de usuários que baixarão músicas de graça. É isso mesmo, vamos pagar os artistas até mesmo por downloads gratuitos. O modelo de negócio da Megakey foi testada com mais de um milhão de usuários, e funciona!”
O projeto também contava com apoio de algumas empresas de internet como o Amazon, e o Gracenote, e a empreitada de usuários poderem baixar musicas gratuitas e o próprio site pagar o artista por elas. E agora? Será que a retirada do MegaUpload pelo FBI (que agora está retirando e ameaçando outros sites de compartilhamento) foi mandada por um gigantesco lobby das gravadoras? Será estamos perdendo a chance de ver algo que revolucione ainda mais o sistema de distribuição de músicas no mundo?
Como se não fosse o suficiente, este usuário do Youtube fez um vídeo de
15 minutos, onde supostamente confirma que “os grandes segredos” do
MegaUpload podem afetar todo e qualquer cidadão americano, além de poder
gerar uma caça às bruxas por todo o mundo. Parece um grande exagero,
mas a possibilidade está aí:
Sem legendas no momento ...
Vi no IHeartChaos
0 comentários:
Postar um comentário