[Duelo de Ilustração #02] Qual imagem você mais gostou?
Imagem 1
Imagem 2

06 dezembro 2011

Gênios do Rock Nacional: Legião Urbana e Renato Russo



  Bem, vocês devem estar achando muito estranho este blog falar de Rock Nacional justo à essa altura do campeonato, Mas tudo que é Rock e do bom não pode ser esquecido, então decidi criar esse post!

  Vamos começar a falar um pouco do Rock Nacional como introdução, eu vejo muitas pessoas compartilhando a todo instante no Facebook imagens falando que o Brasil está uma merda em relação as músicas de hoje em dia e que as coisas vem ficando ainda pior a cada dia mais. Bem, eu tenho um seguinte recado para estas pessoas. Que tal todo mundo se lembrar dos nossos ídolos passados e de tudo que eles fizeram no rock nacional invés de ficar lembrando das merdas que existem no Brasil?, Porque pelo que eu saiba ninguém fica batizando merda, não é?



  • Renato Russo, O "Gênio" da música:
  Todo mundo deve saber que o Renato Russo não foi simplesmente um cantor de rock qualquer, ele foi mais do que isso, ele foi um grande poeta e compositor que conseguia criar algo que ninguém tinha em mente. As suas letras de música explicava coisas que você tem que pegar a letra no papel e ler umas 6 vezes no máximo para conseguir entender suas expressões, Renato conta muitas coisas em suas músicas que você as vezes não consegue realmente expressar por gestos.
  As letras do Renato Russo são simplesmente bem trabalhadas, ele não fala simplesmente sobre amor na letra dele e pronto, Ele simplesmente conta uma forma de amor que ele adquiriu em um certo momento de vida que ele presenciou, experiencia que ele deve ter adquirido quando existia o Aborto Elétrico.

  • Sobre o Aborto Elétrico:
  O Aborto Elétrico foi o inicio da carreira de músico do Renato Russo, essa banda tomou influencia do movimento punk que surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos, oque tornou as músicas do Aborto Elétrico uma forma de protesto político, músicas como Que País é esse?, Tédio, Conexão Amazônica, Geração Coca-Cola e Química tiveram muito sucesso diante do publico e dos críticos pelo seu modo de letra protestante, mas só mais tarde o Legião Urbana resolveu lançar algumas dessas músicas em um disco chamado "Que País é este", que na verdade foi só uma coletânea de tudo que foi lançado antes pela banda.
  A banda acabou por conta de uma briga entre Renato Russo e Fê Lemos(baterista do Aborto Elétrico), A briga começou quando o Fê Lemos ficou com raiva do Renato Russo porque ele havia errado a letra da música "Química", o Legado do Aborto Elétrico foi divido mais tarde entre o Capital Inicial e Legião Urbana.

  • Assim nasce a Legião Urbana:
  Após o fim do Aborto Elétrico, Renato Russo tentou seguir carreira solo, mas só depois de algum tempo ele viu que precisa de uma banda, e foi em 1982 que ele fundou a banda que mais tarde iria vender 1,2 milhões de cópias no segundo disco chamado "Dois"
  A Legião Urbana foi formada inicialmente por três integrantes (Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos) e eles gravaram 6 grandes discos que são:

Legião Urbana (1985)
Dois (1986)
Que País é Este (1978/1987)
Quatro Estações (1989)
V (1991)
Descobrimento do Brasil (1993)
Tempestade (1996)


  • Renato Russo e suas dificuldades:
  O tempo passava, o sucesso da Legião Urbana aumentava, e junto com a fama as grandes dificuldades de Renato Russo também aumentavam.. Renato Russo começou a ficar solitário, beber, virou homossexual e desenvolveu o vírus da HIV, e mais tarde após a gravação do disco "Tempestade", ele parou com a sua carreira de cantor e ficou no sitio com seu pai para assim tentar se recuperar, mas o vírus da HIV o deixou tão fraco que ele veio a falecer no dia 22 de Outubro de 1996 (21 dias após o lançamento da Tempestade).



  • O fim da Legião Urbana:
  Após a morte de Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobo somem da mídia definitivamente, então começam a surgir boatos por todos os lugares sobre a "possível" volta da Legião Urbana, então no dia 5 de Setembro de 2009 foi anunciado no site oficial da banda que a Legião Urbana não voltaria as suas atividades. Essa negação dos dois integrantes da banda em voltar as suas atividades foi pelo principal motivo de evitar comparações, porque o Renato Russo foi e sempre será o líder da Legião Urbana, seja onde ele estiver.

  • Minha opinião final sobre a Legião Urbana:
  Para mim a Legião Urbana foi e sempre será a melhor banda de rock nacional do Brasil, Apesar de todas as dificuldades do Renato Russo quando ele já estava no altar da fama, ele conseguiu deixar um grande legado para os Brasileiros, que foi as suas músicas que transmitem um ar de protesto e emoções que as vezes são inexplicáveis. Ele deixou um pouco da sua música pronta para esta geração que infelizmente não aproveita e nem enxerga nada do que ele fez.

2 comentários:

Anônimo disse...

concordo... sou CRENTE... hoje gosto mais de musicas que enalteçam o nome do meu SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.mas é inegável a superioridade do Renato é flagrante, principalmente na difícil entrada dos 90as.muitos bons ficaram pelo caminho em decorrencia do BESTEIROL DA ÉPOCA.ele soube cantar como poucos o que os jovens gostavam de ouvir. @clebersoccer

Anônimo disse...

absolutamente,absurdamente os joven de hoje nao sabem o que realmente é musica boa eles neo sabem o que é musica. mais este legado nao se pode negar e nem esquecer, Renato canta e encata a todos nos cassia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...