Aprenda um pouco mais sobre a tecnologia que está dando inicio a um novo sistema de armazenamento de dados.
Chamada de Cloud Computing é apenas uma inovação da não tão recente tecnologia em grade, mas vamos de degrau em degrau.
O que é
Bom, possivelmente todos devemos saber que para que determinados serviços e tarefas sejam realizados precisamos de processadores e muitas vezes servers para que a tarefa pode ser mantida no ar, mas a tecnologia na nuvem dispensou esse tipo de tecnologia fazendo com que a tarefa seja dividida em computadores que não estão sendo utilizadas evitando o desperdício de processamento. Resumindo, pode se dizer que é uma ligação entre milhares de servers não usados.
Para que serve.
Não se pode dizer que a nuvem é um servidor para sites e outras coisas na internet, mas sim um modo mais econômico e prático de manter esse tipo de rede em servers que hospedam sites.
Para saber de que modo ela pode ser usado é divido em dois tipos:
- Privado - Esse tipo de computação fornece a o usuário gigabytes ou até terabytes de memória na nuvem fazendo com que ele coloque qualquer tipo de dado, funciona como um HD online. Esse tipo de serviço é vendido por servidores hospedeiros de sites.
- Comunidade - É usado por organizações e empresas que possuem das mesmas preocupações tanto dentro da empresa, fora, economicamente no mercado e etc. Ela pode existir localmente, existir em uma só rede ou remotamente, é móvel possibilitando que ela seja removida e colocada em diferentes lugares apenas precisando de conexão à internet.
Bom, até ai parece que essa nova tecnologia é um mar de rosas, porém existe apenas uma coisa que pode atrapalhar no desenvolvimento da nuvem, os crackers. A era inicial dessa tecnologia ainda causa muita preocupação principalmente para usuários domésticos que tem medo que documentos e dados postados na nuvem sejam roubados e ou perdidos. A nuvem ainda é uma criança, mesmo com todos esses bons aspectos ainda há muito para ele se tornar melhor e mais útil para os usuários.
0 comentários:
Postar um comentário