[Duelo de Ilustração #02] Qual imagem você mais gostou?
Imagem 1
Imagem 2

07 setembro 2011

Ser Otaku é...


Uma coisa errada que eu vejo todos os dias são pessoas que se acham Otakus somente porque elas já viram alguns episódios de animes bem popular, mas as pessoas que viu 5 animes na vida dela não está pronta para ser otaku, e sim para ser mais um poser ridículo de humanidade.

Introdução:


Para você ser um fã de anime de verdade é preciso que você saiba que é a "Essência Otaku" na sua vida, A "Essência Otaku" consiste primeiro em seis coisas principais:
  • Saber o motivo no qual você vê animes e mangás
  • Olhar e visualizar o personagem que você mais gostou
  • Tentar entender a história
  • Interpretar os sentimentos do personagem
  • Imaginar o mundo onde este personagem vive e colocar si próprio no lugar do personagem
  • Chegar na sua conclusão final sobre o anime
Após você seguir esta etapa, debata com outros fãs de animes para que sua bagagem cultural cresça ainda mais, sempre procure ver filosofias que existe nos animes para que você consiga expressar, pode acreditar, isso parece fácil mas a grande parte das pessoas que diz ver anime não sabe nem sequer o motivo que levam elas a verem animes, por isso que é muito importante ao você se chamar de otaku saber esses itens.

Um exemplo de uma ótima analise de um Anime:
 
 
Se você olhar bem este vlog se chamado "Video Quest" você verá ideias bem desenvolvidas sobre o anime "Kimi Ni Todoke", Aqui você pode observar que o Leonardo Kitsune e o Fábio Urso fazem uma ótima ideia falando sobre os prós e contras do anime, vocês podem perceber que eles não falam somente por um ponto de vista, e sim por vários. Os dois acabaram reflectindo suas ideias sobre o anime, cenário e os personagens de uma boa forma, Eles tentam buscar uma lógica para o anime. Eu recomendo o Vlog para as pessoas que querem entender melhor sobre o ponto de vista e o olhar nos animes

Que a maioria de pessoas pensarão sobre você:


 Algumas pessoas sempre vão pensar que você é um simples idiota, sem vida social e excluído da sociedade, quando isso não é verdade, a maioria de otakus são pessoas que tem um pensamento além de qualquer pessoa e uma criatividade sem limites, estão sempre se superando cada vez mais. Eu fiz uma pesquisa com meus amigos otakus e percebi que:

  • 70% dos Otakus se isolam da massa popular por acha-los ridículos até que encontrem pessoas iguais a elas
  • 20% fingem não ser Otaku para não ser lixada pela sociedade
  •  10% tem amigos Otakus por perto (Um caso muito raro
  Mas cai entre nós, olhando por outro lado podemos dizer que as pessoas que nos odeiam nada mais são pessoas inferiores de baixo nível (Pelo menos a maioria das pessoas), mas o melhor remédio é ignorar essas pessoas pois quem está errado são elas
   Eu pelo menos sou Otaku e não tenho nada a ver com essa imagem que eu coloquei, eu acho que estilo em questão de roupa os Otakus são bem diferentes pois nenhum dos Otakus tem um visual tão sinistro assim.

  Onde você encontrará um outro Otaku:

  Os Otakus estão espalhados por toda parte do mundo, mas é mais fácil encontrar um em eventos animes ou no Festival do Japão jogando algum Free Play no evento, provavelmente de Jogos de RPG como o Final Fantasy e o Kingdon Hearts, é sempre muito bom ir em um evento anime. Eu por exemplo quando vou em eventos animes me sinto totalmente em casa com um monte de pessoas iguaizinhas a mim.
  Quando você está entrando no evento anime parece que as pessoas estão lhe comprimentando igual como está na imagem acima, eu adoro entrar lá ciente que vou encontrar pessoas para conversar!. Um dos eventos que eu recomendo vocês a irem é no AnimABC e no Anime Friends, eu vou em todos esses eventos todos os anos sem falar no Ressaca Friends que eu acho muito legal também.
  O mais legal dos eventos animes também é você ir lá logo com 100 reais para torrar tudo em mangás, bottons, chaveiros, mousepads e tudo que é chamado de besteira para as pessoas comuns que são considerada uma relíquia sagrada para os Otakus.

A nossa bebida sagrada!, MUPY!!!:

A melhor bebida que eu tomo o dia inteiro nos eventos é o famoso suco de soja "Mupy", ele é o melhor suco de soja que eu ja vi e eu tomo ele quase sempre, ele é tão bom que só de falar já me da vontade de sair de madrugada para ir comprar.
Se você for em um evento anime pela primeira vez irá perceber que o lixo que tem no chão é tudo de embalagem do Mupy, e cada pessoa que você vê andando por ai sempre está com um na mão, a fila no lugar que vende Mupy geralmente é muito cheia, mas vale a pena esperar 50 minutos só para pegar um Mupy.

  Um Verdadeiro Otaku:

  Um Otaku é aquela pessoa que não só enxerga os animes mais além, mas tudo que está em seu alcance, ele consegue entender qualquer tipo de ideologia e filosofia de vida, ele é uma pessoa que enxerga de maneira correta o mundo através de um outro paralelo, ser um otaku de verdade é não ligar para que as pessoas pensam e assim ter um pensamento correto, entender a filosofia de um personagem e assim interpreta-la e entrar no outro mundo e assim se imaginar nesse mundo.



17 comentários:

LuizÁries disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LuizÁries disse...

Eu não so muito loco a ponto de se vestir de um personagem , mais de imitar golpes eu faço as vezes com meu irmão!!!!

Unknown disse...

HAHA! Eu tbm faço a mesma coisa, mas eu sempre quis me vestir de um personagem, pena que as roupas de cosplays não cabem no meu bolso!!!

Silas disse...

Eu sempre quis alguma armadura do cavaleiros do zodiaco em tamanho real.

pokeisa-chan disse...

quiria um cosplay da ichigo onee-chan

Joel disse...

Nossa, post perfeito. Dessa forma eu posso me considerar um Otaku.
Algumas pessoas têm preconceito com relação à cultura japonesa. Por exemplo, quando eu digo que gosto de animes e ouço o rock/pop de lá, me olham de um jeito "estranho". Limitar-se apenas ao que está ao seu redor é um sinal de fracasso.

Lucas S. - X disse...

com certeza ... a pessoa pode assistir 30 animes,mais se ela não intender o significado,"sentir a esencia" como você falou,não é otaku,basta assistir 1 anime,e vc descobrirá se vc é otaku,se vc sentir o anime,se vc sentir oq se passa,as vezes até levar o anime a sério ( como eu faço kkk' ),isso sim é ser otaku =) ( @lucaS__Gc )

thaty disse...

acho que sou uma otako, principalmente quando vejo os outros me olhando como se eu fosse um et, porque gosto de animes e mangas , porque eu sorrio, chorro , e grito junto com os animes . mas cara não to nem ai pra essa pessoas, eu quero é ser feliz e eu estou feliz quando estou nesse meio e isso é que importa.bjs

Henrique S.N disse...

PQP! Muito fera vey adorei esse post, parabens Alex vc fexz bem seu trabalho de otaku, representou a classe de forma muito concisa!Realmente Parabens!

Natália disse...

Olá!!
Interessante esse seu post sobre otakus... mais deixar claro que isso significa outra coisa no Japão!1 xD
Você vai no AnimABC? *_* Finalmente achei alguém que também vai a esse evento... ^^
Vou indo... Faz uma visitinha qualquer dia desses
Beijos

Rodrigo Alves de Vasconcelos disse...

Bom texto, mas dizer que quem não "Imaginar o mundo onde este personagem vive e colocar si próprio no lugar do personagem" não é otaku de verdade é deveras petulante da sua parte. Aliás, montar um How-to-Do obrigatório de como ser otaku já é de uma petulância sem tamanho. Apenas veja os animes e curta um pouco a cultura japonesa já tá bom demais.

Ana Flávia disse...

Concordo com o Rodrigo Alves de Vasconcelos, cada Otaku tem suas diferenças e não tem essa de como-um-otaku-deve-ser. Não gosto como os Otakus acabam se rotulando, fica uma coisa meio... Nada a ver. Não sei se sou uma Otome e também não me considero e não acho que só porque uma pessoa é Otaku que ela seja superior a qualquer outra pessoa que não goste da cultura japonesa e de animes. Eu li o texto bem rápido, então não sei se eu to falando direito kk

Lucas disse...

Isso de como um Otaku deve ser é bem equivocado. Acho que cada pessoa deve agir do jeito que quer. Muitos Otakus por aí parecem aquelas fãs de Restart. Não pode falar de um anime ou mangá que elas gostam que eles começam a xingar e etc. Eu sou otaku, assisto muito animes, vejo pelo menos uns 3 de cada temporada e compro muitos mangás. Mas acho que qualquer coisa fica meio rídicula a partir do ponto que começamos a definir como as coisas devem ser. Otakus, assim como pessoas de qualquer outra tribo social, devem ser livres para serem do jeito que quiserem. Pelo menos é o que eu acho.

KHUHZ disse...

Entrar no anime, conhecer a história, sentir que eu estava lá ajudando o personagem a alcançar seu objetivo. Chorar, rir, sofrer. Sentir o que o personagem sente. Aprender com o personagem, mesmo aquele que você detesta. Levar as idéias e aprendizado para a vida. Essas são coisas que não podem ser deixadas. São sensações maravilhosas e nada pode tirá-las de um otaku.

Bem, onde eu moro não tem evento de anime e a cidade mais próxima onde tem fica muito longe, então nunca pude ir, mas quando eu for com certeza irei tomar esse Mupy. Já sinto que o amarei.

Anônimo disse...

Não coloquem um post tão falho no blog de como um otaku é ou como ele deve ser. Isso é besteira. Vocês falam como se fossem mais inteligentes só porque assistem mais de 10 animes por dia, deixam de sair, de encontrar novos ares e, as vezes, até mesmo de curtir a vida só para assistir animê. Parem com isso. Ser otaku é a mesma coisa de ser um aficionado em desenhos, porque animes são exatamente isso mesmo. Eles só tem uma cultura mais rica e mais diversa porque vem do Japão, onde eles preferem estudar do que comer, ou assistir animê. Portanto, não se considere mais inteligente, mais importante ou até mesmo mais poderoso porque você é um otaku. Ao contrário, saia dessa vida e passe à assistir animês como um hobbie. Garanto que vão se sentir bem melhor, porque vocês irão parar de menosprezar a própria cultura, e o resto do povo brasileiro e começaram a se alimentar de conhecimento, e não deixar que o conhecimento se alimente de vocês.
Não me considero Otaku, mesmo já tendo assistido muito animê, mas não levo a vida assistindo-os, nem discutindo-os, estou longe de me encaixar em um parâmetro na sociedade. Mas digo uma coisa: Deixem fluir todo o tipo de pensamento que vem a vocês, e não se limitem a ser simplesmente um esteriótipo, uma imagem pronta, como esse blog descreveu. É tolice.

Anônimo disse...

muito bom!falou e disse!

Anônimo disse...

Caros, na minha opinião, Otakus e Otomes não se definem somente devido a ler mangás,ir a eventos cosplay, tomar Muppy, jogar RPG, assitir doramas,animêsm tokusatsus ou live actions,ouvir J-Rock, J-pop ou K-pop, ou simplesmente viver nesse mundo.
O mundo dos Otakus e Otomes vai muito além da compreensão e imaginação de cada um, já vi gente acahando que só por ter assitido naruto no SBT ou cavaleiros na band se dizer Otaku ou Otome.
ser otaku não é um hobbie e si m um estilo de vida, onde pessoas noramis com um pouco a mais de conhecimento enxerga,compreende,vivencia e olha de outros parâmetros ou sentidos uma hístória em um amngá, anime, jogo de video game, peça de teatro, livro ou mídia audio visual.
todos nós temos um pouco de otakices dentro de nós, sendo que para você ser considerado OTaku nãpo basta você ser de uma tribo que bebe Muppy ou comoe sushi e fala de alguns animes como "poser" maria vai com as outra, para você se autoproclamar otaku ou otome, você deve fazer por seus méritos, um unico naime, jogo ou seja lá um história que voce compreende não irá lhe tornar um otaku de verdade.
Sou otaku a mais de 20 anos, e sei muito bem o que é ser otaku, Eu por exemplo não me rotulo Otaku com um esteriótipo para dizer que faço parte de um tribo ou algo do tipo, mas me autoproclamo otaku pois vivencio a cada dia em cada coisa que vejo algo semelhante nos animes ou seja lá o que for.
além do mais cada anime tras uma cultura diferente com por exemplo, CDZ que falou da grécia, astrologia, cósmo, Dragon ball que mostrou um pouco da cultura e costumes chineses e tibetanos com alguns cumprimentos indianos como "pecori", Kuroshitsuji que mostra a inglaterra no seculo XVIII, falou de casos da época como Jack o estripador, ou helssing que trouxe o neo vampirismo, mostrou um personagem clássico e victoriano conhecido como drácula mais chamado de ALUCARD, ou berserk que mostra desde pactos de vassalagem na europa feudal como também fala um pouco da guerra dos cem anos.
sendo assim, não vivencie somente um mundo fechado ou paralelo, agarre o universo e vivencie o hoje como se não existsse o amanhã fazendo aquilo que mais gosta.
desculpe se cahtiei alguém, mais éssa é minhya filiosofia de como ser um otaku.
sendo que otaku pode ser considerado nerd pois se encaixa no termo, porém muitos otakus não se consderam por ser coisas diferentes assim como CDF (aquele cara que estuda demais e anda todo engravatado, usa óculos, tem acnes e usa aparelho).
um conselho a todos, nerd não é aquele cara que se esforça para passar de ano, e sim aquele que anda "descolado" e que curte um pouco de tudo e vai a convenções, sendo assim o termo otaku se enquadra, apesar de em nihongo o termo ser literalmente traduzido por "do lar ou de casa", e gerar um certa controvérsia no japão, por se tratar de fans musicais que se isolam em casa ou algo do tipo.
cosplay por exemplo não nasceu no japão e sim em uma convenção do Star trek nos estados unidos.
sendo assim não vivenciem somente uma cultura, mais sim todas como um todo,sendo que tudo tem limites, claro.


Minna-san,akiramenaide, gambarou ne!!! sohshite yume wo shinji te.
(pessoal, não desistam, deêm o melhor de si!!! e também acreditem em seus sonhos).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...