[Duelo de Ilustração #02] Qual imagem você mais gostou?
Imagem 1
Imagem 2

06 outubro 2011

Morreu ontem Steve Jobs com 56 anos: Uma homenagem do Blog a um gênio que revolucionou a era da informática.

Uma homenagem do blog para o homem que serviu de inspiração pra mim em minha juventude.
Eu iria publicar uma noticia sobre a morte dele ontem anoite quando fiquei sabendo mas o Alex (dono do blog) pediu pra que eu deixasse pra hoje pra eu fazer uma homenagem em nome do gênio que terei orgulho de falar que presenciei suas tecnologias.


Ontem anoite eu estava na minha escola de musica quando meu irmão me liga me dando a notícia que ele morreu. Eu fiquei jurando para ele que era mentira e não se passava de spam mas quando acessei a internet via Smartphone eu descobri que era verdade. Eu fiquei bastante triste, um dos melhores gênios existes havia morrido, chamado por muitos de Tomas Edison da nova geração.  Traduzindo a mensagem acima:  "A Apple perdeu um gênio criativo e visionário, e o mundo perdeu um maravilhoso ser humano. Aqueles de nós que tiveram a sorte de conhecer Steve e trabalhar com ele perderam um grande amigo e um mentor que os inspirava. Steve deixa para trás uma companhia que só ele poderia ter criado. Seu espírito será sempre
a base da Apple.
Se você quiser compartilhar seus pensamentos, memórias e condolências, por favor envie um email para rememberingsteve@apple.com".

"Steve estava entre os maiores inovadores da America, corajoso o suficiente para pensar de forma diferente, ousado o suficiente para acreditar que ele poderia mudar o mundo, e talentoso o suficiente para fazê-lo". Barack Obama - Presidentes dos EUA.

"Steve e eu nos conhecemos há quase 30 anos. Fomos colegas, concorrentes e amigos ao longo de mais de metade de nossas vidas. O mundo raramente vê alguém que teve o impacto profundo que teve Steve, cujos feitos serão sentidos por muitas gerações. Para aqueles que nós que tivemos sorte de trabalhar com ele, foi uma honra loucamente grande. Bill Gates - Cofundador e Chairman da Microsoft.

"Steve, obrigado por ser um mentor e um amigo. Obrigado por mostrar que o que você constrói pode mudar o mundo. Vou sentir saudades". Mark Zuckenberg - Fundador do Facebook

" Ele era um grande homem com realizações incríveis e um brilho incrível. Ele sempre me pareceu ser capaz de dizer poucas palavras oque você realmente deveria estar pensando antes de tê-lo pensando. Seu foco na experiência do usuário acima de tudo sempre foi uma inspiração pra mim". Larry Page - CEO da Google.

Steve Jobs e sua trajetória. 

Eu reuni os principais acontecimentos na vida de Steve Jobs, para você leitor ficar sabendo como foi a vida desse grande gênio.

Steve Paul Jobs nasceu em 25 de fevereiro de 1955 em São Francisco na Califórnia.  Desde cedo sua mãe decidiu deixa-lo para a adoção

Durante o colegial, Jobs passou a ir em palestras que eram oferecidas pela Hewlett Packard e não demorando muito passou a ter contato com os que organizavam tais eventos. Em 1972 cursou somente o primeiro semestre na Universidade de Reed e depois desistiu da carreira universitária e então começou a assistir aulas que lhe interessavam como a aula de caligrafia que hoje dá o resultado das porcões de fontes dos computadores Mac.
Trabalhou um pouco com a fabrica de videogames Atari e em 1974 viajou para a Índia junto a um amigo, Daniel Kottke, em busca de iluminação espiritual. Voltou de la budista convertido que foi uma das principais influências da filosofia empregada na criação da Apple mais tarde em parceria com Steve Wozniak, Ronald Wayne e "Mike" Markkula Jr.
O inicio. 
O primeiro computador com a marca Apple surgiu em meio a um acordo feito entre Steve Jobs e o dono da loja The Byte Shop, Paul Terrel. O acordo consistia em sua equipe construir 50 máquinas funcionais num período máximo de 30 dias, a um preço de 500 dólares por unidade.

Para conseguir o valor necessário para a construção das máquinas, a equipe fez um pedido à fabricante de componentes Cramer Eletronics, oferecendo como única garantia de pagamento o recibo do pedido feito por Paul Terrel. Após noites perdidas treabalhando, o pequeno time de desenvolvedores conseguiu entregar as unidades a tempo.

O segundo aparelho lançado pela companhia Apple que já havia crescido bastante se chamava Apple II, apresentado pela primeira vez em 1977. A máquina tinha como diferencial a inclusão de um display com grande qualidade para a época, além de apresentar um teclado muito melhor do que os dos de mais aparelhos. A ideia que acompanhou o desenvolvimento do produto foi que quando os usuários abrissem as caixas o aparelho estaria pronto para uso.

O aparelho teve sucesso, milhões de unidades foram vendidas, tornando o nome "Apple II " sinônimo de computador na década de 1980. Ao longo do tempo houve diversas atualizações no sistema de imagens, sons e até complementos que só seriam possíveis com a adição de
                                                      novos produtos.

Jobs sai da empresa

Depois do sucesso do Apple II a Apple teve sérios problemas. O Apple III já havia sido lançado mas com problemas de aquecimento e o outro modelo também lançado, Lisa, era de custo altíssimo oque não gerou muitas vendas.

E então a volta da antiga e boa Apple aconteceu com um lançamento incrível do Macintosh em 1984. O Macintosh, mesmo que seja pouco está presente até o hoje nos MacBooks. Ele possuia uma interface de comando baseada em gráficos oque revolucionou muito a ideia de usar o computador para os fanáticos da época. A plataforma de computadores tornou a Apple extremamente conhecida.
Comercial da Apple do Macintosh. O comercial teve como principal objetivo confirmar a ideia que Steve Jobs tinha sobre a IBM ser uma ditadora no mundo da tecnologia pois a própria dizia que computadores pessoais, não são e nunca serão bons para o trabalho.

Mesmo que a Apple estivesse vivendo seus melhores anos, a situação dentro da empresa não era boa. Disputas com o CEO na época que era Jonh Sculley, fizeram que brigassem e Jobs fosse obrigado a abandonar a Apple em 1985 mesmo tendo feito a maior parte da criação da empresa.

NeXT Computers, uma nova fase.


Após ter deixado a Apple, Steve Jobs fundou outra empresa chamada NeXT Computer, companhia que tinha como ideais de inovação os mesmos que a Apple. Os aparelhos criados pela NeXT não deixaram de ser inovações mas eram extremamente caros.

A empresa tinha seus equipamentos voltados mais para a área cientifica e eram vendidos para universidades e centros de pesquisa. Ela era capaz de arcar tanto com os custos das máquinas quanto de aproveitar as novidades das interfaces criadas por Jobs. A empresa passou por uma fase de venda de softwares, oque não deu muito certo.

Coisa que muita gente não sabia que na verdade quem criou a Pixar Animation Studios foi Steve Jobs que em 1986 comprou The Graphics Group( mais tarde Pixar). A empresa passou por momentos de fracasso por desenvolvendo hardwares gráficos mas depois focou para o desenvolvimento de animações. Em parceria com a Disney, foram criados filmes infantis que fizeram sucesso como Toy Store, WALL-E, Os Incríveis, Monstros S.A., Vida de Inseto, Procurando Nemo e etc. Em 2006 a Pixar foi vendida para a Disney então Steve Jobs se tornou acionista majoritário da própria com o direito de 7% das ações. Atualmente ele é usado de inspiração para criação de animações na disney e foi eleito o melhor acionista que já passou pela a empresa.

Jobs volta as origens.

Em 2006, A Apple anunciou a compra da NeXT Computers, fazendo com que Steve Jobs voltasse a empresa que ajudou a fundar, mas simplesmente como um funcionário entre os outros 4000. Logo foi subindo de cargos e conseguiu ser consultor de CEO interino e então voltou a cer o presidente executivo da empresa, decidindo reformulá-la no que fosse presico corrigindo desvios de rumo.


Então A Apple voltou a seu rumo construindo a trajetória que acabou à tornando atualmente como a empresa mais valiosa do mundo. Em 2001 foram lançados o iPod e o serviço de vendas online de musicas o iTunes que revolucionou o mundo da musica digital desafiando a todos que diziam que era melhor continuar com o sistema de CD'S que ajudaria no combate a pirataria.

Outros sucessos foram lançados como o iPhone em 2007 e logo depois o iPad, o aparelho que sozinho conseguiu começar a nova era dos tablets. Para os curiosos que duvidam da liderança de Steve Jobs, basta observar a valorização da empresa a partir do seu retorno de CEO. Em 200, cada ação da companhia valia aproximadamente 12,88 dólares. Já em julho de 2011, o valor unitário pelos papéis da marca da Maçã era de 403,41 dólares, uma valorização de 3100%.


Ninguém é perfeito.

Steve Jobs era muito conhecido na empresa como mal humorado, nervoso e extrovertido. Dava broncas humilhantes de deixar pessoas chorando e sempre quando falava de seus adversários como a IBM os rebaixava. Mas Jobs também errou na hora de ter ideias de como construir seus computadores.

Seus primeiros erros como você viu foi o Apple III que contava com problema de resfriamento e depois o LISA que possuía hardware muito avançado para a época fazendo com o que aparelho tivesse um custo altíssimo. Em 1997 foi lançado outro modelo macintosh chamado TAM que significa Twentieth Anniversary Macintosh. Ele foi desenvolvido para comemorar os 20 anos da empresa, possuía uma tela de 12 polegadas e leitor de CD vertical. O preço era alto (7500 dólares) fez com que o produto fosse pouco atrativo sendo abandonado um ano depois.

 


Jobs e seu dom de inovar.
Embora nem tudo na vida de Steve Jobs fosse rosas seu currículo é invejado por muitos. Nomes como Apple II(imagem ao lado), Mac e iMac foram os aparelhos que revolucionaram a forma de usar informática hoje em dia. 

Ele também tem seu nome na história por ter sido o homem que mudou as regras e criou uma nova inovação para a industria fonográfica. A partir do iPod e do iTunes, a musica digital com preço acessível passou a ser uma realidade para milhões de pessoas ajudando o mercado que estava à falência pelo uso da pirataria excessiva.

Outro exemplo de sucesso é o conhecido iPhone, que foi desvalorizado no inicio mas que em pouco tempo se tornou sinônimo da palavra Smartphone. E também há o iPad que tem como principal mérito tem criado a nova geração de eletrônicos portáteis, os tablets.


Há muitos filmes que contam sobre a vida de Jobs como "Os piratas do vale do Silicio", "Piratas da informática" e "Bem-vindo ao Macintosh" que conta a história da Apple até os dias atuais.


Fica a homenagem do blog Mix World a esse insubstituível gênio.

1 comentários:

Anônimo disse...

FIRST!!!1!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...