No segundo especial de Gênios e suas biografias, vou falar de dois caras que não aparecem mas são fundamentais para o show.
Ontem eu falei sobre Steve Jobs e Bill Gates, gênios da era da informática que revolucionaram o modo de como utilizamos o computador, hoje eu vou falar de dois caras que fizeram o palco para Jobs e Gates brilharem, seus nomes são Dennis Ritchie e Ken Thompson.
Bom vamos ter uma aulinha de programação primeiro, um computador, ele é uma maquina que precisa de componentes para funcionar, como processador, placa mãe e etc, para o uso do computador também é preciso uma espécie de menu para que o uso do próprio fique possível, isso se chama Sistema Operacional, que é o famoso Windows, Linux, Mac e outros. O Sistema Operacional ele é formado por um códigos de programação que determinam funções que o sistema operacional deve fazer através de caracteres.
Ai que Dennis e Ken entram. Em 1973, eles inventaram a linguagem C que era inicialmente somente para substituir a linguagem Assembly (linguagem de programação que utiliza somente símbolos) que era a linguagem padrão do UNIX, (sistema operacional famoso na época) mas que se tornou a linguagem base de todos os sistemas operacionais existentes, desde o Windows até o Mac.
Pode ser que Jobs e Bill Gates Haviam começado suas carreiras antes da invenção do C não precisando nem um conhecimento sobre tal linguagem, mas atualmente, C é a coisa principal em sistema operacional, sem ela não haveria nada que Bill Gates e Steve Jobs construíram. Um dos motivos que fico furioso e pela falta de crédito que a mídia dá para esses gênios, por exemplo, Steve Jobs morreu dia 5 de outubro, tudo bem uma mente esplendida, revolucionou mas exatamente uma semana depois Dennis Ritchie morre por problemas causadas pelo câncer de próstata que ele lutava e a mídia, blogs e em qualquer site do assunto não falou NADA, sobre a morte dele. Ken Thompson está vivo até hoje em New Orleans de boa saúde com 68 anos e sem mulher e filhos.
0 comentários:
Postar um comentário